A campanha nacional de vacinação contra a gripe mobiliza municípios em todo o país com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal da população. Na Bahia, a ação conta com a participação de mais de 80% das cidades, com postos de saúde abertos e atividades em locais de grande circulação, como shoppings. Em Salvador, além dos postos fixos, a vacinação também acontece em sistema drive-thru no Centro de Convenções, das 8h em diante.
O público-alvo da campanha é composto por mais de 3,6 milhões de pessoas, incluindo crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, idosos com mais de 60 anos e pessoas com comorbidades. Também fazem parte dos grupos prioritários profissionais da saúde, forças de segurança, professores, caminhoneiros, população privada de liberdade, entre outros. Para receber a dose, é necessário apresentar documento oficial, carteira de vacinação e comprovante de pertencimento ao grupo prioritário.
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, destacou o papel estratégico da campanha, que ocorre em articulação com o governo federal e as gestões municipais. Ele reforçou a importância de proteger os grupos mais vulneráveis e conclamou a população a se vacinar. “É uma ação coletiva que envolve todos os entes federativos para garantir saúde e prevenção”, afirmou.
A iniciativa também marca o retorno do personagem Zé Gotinha como símbolo da imunização infantil, reforçando o apelo à adesão da população. O esforço visa evitar surtos de influenza, reduzir internações e proteger a saúde pública, especialmente em períodos de maior circulação do vírus.
Faça parte do nosso grupo no WhatsApp se preferir entre em nosso canal no Telegram.
Relacionadas
Camaçari lança programa de atenção domiciliar em saúde
Camaçari registra 90 mil atendimentos na Regulação em 5 meses
MP-BA aciona Estado e Catu por transporte escolar inclusivo