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Sem meias verdades

Velocidade reduzida nas BRs-324 e 116 após fim de pedágios

Foto: Reprodução

Com o fim da concessão da ViaBahia, as praças de pedágio das BRs-324 e 116 foram desativadas a partir da meia-noite desta sexta-feira (16). A mudança trouxe alterações no tráfego, e a Polícia Rodoviária Federal alerta os motoristas para redobrar a atenção. O fluxo de veículos agora passa pelas laterais das antigas praças, enquanto as áreas centrais foram isoladas e estão sendo usadas por equipes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), que assumiu temporariamente a gestão das rodovias.

Para garantir a segurança dos condutores, o DNIT instalou radares com limite de 50 km/h nos trechos próximos às antigas cabines. A medida busca evitar acidentes, já que muitos motoristas ainda não estão familiarizados com a nova configuração das vias. A suspensão das cobranças de pedágio gerou comemoração entre usuários e autoridades locais, que viam a atuação da ViaBahia como deficitária.

Segundo o superintendente regional do DNIT na Bahia, Roberto Alcântara, uma força-tarefa foi mobilizada para atuar na recuperação emergencial das rodovias. Aproximadamente mil profissionais e centenas de equipamentos estão em operação para executar serviços como tapa-buracos, sinalização, limpeza e drenagem. O DNIT também terá que reinstalar cerca de 100 radares, já que os anteriores serão removidos pela antiga concessionária.

Durante o período de administração provisória, o DNIT promete manter os serviços operacionais essenciais, como guinchos, ambulâncias, monitoramento, remoção de animais e combate a incêndios. Estima-se que até R$ 400 milhões sejam investidos nessa fase de transição até que uma nova empresa seja escolhida para administrar os trechos federais na Bahia.

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