Getting your Trinity Audio player ready...
|
O ex-ministro José Dirceu (PT) declarou nesta terça-feira (17) que o atual ministro da Casa Civil, Rui Costa, é um dos nomes cotados para suceder o presidente Lula nas eleições presidenciais de 2030. A declaração foi feita durante entrevista à GloboNews, em que Dirceu afirmou que a sucessão deve priorizar o fortalecimento do Partido dos Trabalhadores, e não apenas um nome.
Além de Rui, Dirceu citou outras lideranças petistas com potencial para disputar a Presidência no futuro, como o senador Jaques Wagner, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o ministro da Educação, Camilo Santana. Para 2026, no entanto, o ex-ministro acredita que Lula deve ser novamente candidato. “O sucessor do Lula é o PT. Estamos nos reorganizando”, destacou.
Dirceu também fez críticas à atuação da esquerda, dizendo que há um distanciamento dos temas que preocupam a população atualmente. Segundo ele, o discurso progressista ainda se baseia em um “Brasil que não existe mais” e falha ao abordar questões como segurança pública, trabalho por aplicativos e empreendedorismo.
“O partido não conseguiu se empoderar nas redes, saiu dos territórios e perdeu conexão com as novas formas de organização do trabalho. Fomos nós que criamos o empreendedorismo, mas não conseguimos construir um discurso para essa realidade”, lamentou Dirceu.
Rui Costa tem trajetória consolidada dentro do PT. Foi vereador de Salvador, deputado federal e secretário da Casa Civil da Bahia antes de ser eleito governador do estado em 2014. Em 2018, foi reeleito com mais de 75% dos votos válidos, recorde na história baiana. Hoje, é uma das principais figuras do governo Lula e aparece como um dos possíveis nomes para a sucessão presidencial em 2030.
Faça parte do nosso grupo no WhatsApp se preferir entre em nosso canal no Telegram.
Relacionadas
MP pede suspensão dos direitos políticos de Nikolas Ferreira
TJ-BA pede veto a projeto que ameaça fechar cartórios
Família de Zambelli ocupa imóvel da Câmara de forma irregular