O Tribunal Superior Eleitoral realizou hoje (13) um evento com magistradas eleitorais para debater a violência política de gênero. Durante o encontro foram debatidas normas para promover enfrentamento ao tema, além da troca de experiências sobre o assunto com juízas de outros países.
Durante o evento, o presidente do TSE, ministro Edson Fachin, disse que é preciso reafirmar o compromisso com a cidadania plena, reconhecendo as desigualdades nas questões de gênero.
Fachin citou dados referentes às eleições de 2020 e informou que as mulheres são maioria do eleitorado brasileiro, no entanto, cerca de 66% do total de registros de candidaturas foram de homens no último pleito.
“Precisamos de mulheres ocupando vários espaços de poder. Esse encontro é um momento de fortalecimento e reconhecimento do papel e da importância das mulheres na magistratura eleitoral”, afirmou.
Ao final das palestras, será elaborado um diagnóstico sobre as dificuldades enfrentadas pelas juízas e o entendimento dos tribunais eleitorais sobre os temas abordados.
Agência Brasil