O Dia das Crianças já passou, mas a diversão está garantida com mais uma edição da maior festa infantil realizada em Camaçari, o projeto “O Legal é Ser Criança”. Esse é o oitavo ano do evento que já é tradição na cidade, e é aguardado com ansiedade pela criançada todos os anos. Será uma tarde inteira de muita diversão e brincadeiras, marcado para acontecer no dia 27 de novembro, a partir das 13h, na Rua Cardeal (Rua Coronel Tamarindo), no bairro Camaçari de Dentro.
A iniciativa do projeto que tem como principais apoiadores o vereador Júnior Borges (UNIÃO) e a Associação Metropolitana de Estudantes Secundaristas e Universitários da Bahia (Ames-BA) – por meio do presidente Leonardo Borges – é realizada pelo Instituto de Assistência Social da Bahia (IASBA). O IASBA é a única instituição social em Camaçari a inserir em seu calendário anual um evento com a magnitude que é montado, voltado para as crianças mais carentes da cidade.
Para este ano, o evento trouxe como tema os super-herois, abordando os profissionais de saúde e os que estiveram na linha de frente contra a COVID-19, como os heróis da população brasileira. “Resolvemos homenagear estes heróis sem capa que salvaram muitas vidas nesta pandemia trazendo o colorido do mundo dos super-herois”, explica a presidente do IASBA, Lenilda Borges.
No dia do evento, o espaço será composto de uma variedade de estandes com todos os tipos de lanches para as crianças, brinquedos distribuídos no local (pula-pula, cama elástica, tobogã e outros), tematizado com os famosos super heróis que permeiam o imaginário da criançada, apresentações musicais e muitas possibilidades de ter acesso ao mundo infantil recheado de muita emoção e alegrias. Tudo de forma gratuita.
O momento mais esperado é o grande sorteio, quando serão entregues aos sortudos as bicicletas como prêmio principal da festa, além de diversos brinquedos. Para participar do sorteio, a criança junto com o responsável, deposita, assim que chega no local, a cartela que recebe, dentro da urna. No final do dia, é só cruzar os dedos e torcer para ser um dos ganhadores. “Teremos muitos brinquedos e bicicletas que serão sorteados para que a criança possa sair daqui com ainda mais um sorriso no rosto”, conta a coordenadora do projeto, Ariane Brito.
Não vai faltar também atrações no “Legal”. A tarde deve ficar ainda mais animada com a participação de grupos musicais infantis que estão na programação do palco principal da festa. De acordo com a organização, passarão pelo palco a dupla Kellyta e Quecyta, o animador Tio Paulinho, DJ Eddie e Prof. Lívia Modesto com coreografias kids e teen.
Inclusão
Desde a primeira edição, o Legal é Ser Criança busca promover a igualdade de direitos, abraçando todas as crianças. E para tornar a festa ainda mais inclusiva, neste ano, um espaço estará disponível para brincadeiras exclusivamente para o público PCD’s. Mais um local para os pequenos poderem se divertir e se alegrar.
Segurança
Para garantir a segurança das mais de 3 mil crianças que devem participar do evento, os organizadores vão identificar logo na chegada todas as crianças com uma fita identificada com o nome de cada um. Além disso, os voluntários anotam o nome e telefone dos pais ou responsáveis para possível contato caso seja necessário. “É um cuidado que temos todos os anos para evitar que crianças se percam no meio da festa, já que é muita gente e que a gente sabe que a criança fica encantada com tudo que vê aqui e pode acabar se afastando dos pais sem perceber”, conclui Lenilda Borges. (CMC)