26 de dezembro de 2024

Bahia Política

Sem meias verdades

Jerônimo participa na Festa do Bonfim, como governador da Bahia

Em sua primeira participação na Lavagem do Bonfim, como governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues esteve presente ao Ato Ecumênico, realizado na manhã desta quinta-feira (12), próximo à Basílica da Conceição da Praia, de onde saiu com o cortejo até a Colina Sagrada do Bonfim. Jerônimo esteve acompanhado pelo vice-governador Geraldo Júnior, secretários e outras autoridades.

A festividade em homenagem ao Senhor do Bonfim é uma das manifestações populares mais emblemáticas de Salvador e volta a acontecer no seu formato tradicional, depois de dois anos de restrições devido à pandemia de Covid-2019. O governador falou sobre a participação no evento: “Estou aqui como governador pela primeira vez. Pois já estive junto com Jaques Wagner e com Rui Costa, e eu fazia esse percurso como cidadão. A emoção hoje é muito forte. E ontem eu já estava emocionado, pois fizemos a procissão marítima que trouxe a imagem do Senhor do Bonfim que aqui está. E estamos pedindo a Deus força e muita fé para que a gente possa enfrentar problemas estratégicos para o Brasil e para a Bahia. O combate à fome e a geração de emprego. Além da esperança da juventude e das crianças, e cuidar dos idosos. E viemos buscar nessa caminhada de oito quilômetros essa força e essa energia”, relatou.

A programação oficial religiosa da Lavagem do Bonfim contou com a saída da 8ª Caminhada ‘Lavagem de Corpo e Alma’, da Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia até a Colina Sagrada. O governador e o vice-governador acompanham a pé o cortejo durante todo o percurso de cerca de oito quilômetros, entre a Basílica da Conceição da Praia e a Igreja de Nosso Senhor do Bonfim, seguindo a tradição. Para Geraldo Júnior, a festa tem um significado especial.

“A festa do Bonfim é um agradecimento a Deus, uma gratidão. Estou desde 1992 fazendo essa caminhada, esse roteiro. O Bonfim representa o sincretismo religioso, a fé e a cultura do povo baiano. Agora, como vice-governador, ao lado de Jerônimo Rodrigues, serão quase 9 km de caminhada com fé, coragem e determinação, pedindo ao Senhor do Bonfim que nos abençoe”, disse o vice-governador, Geraldo Júnior.

A festa reúne fiéis, baianos e turistas há pelo menos dois séculos, numa profissão de fé ao Senhor do Bonfim, e conta com a presença de entidades que misturam o profano ao religioso, trazendo para o cortejo as manifestações populares e culturais da Bahia. São dezenas de bandas de percussão, sopro, samba, afoxé, instrumental e outras expressões artísticas. A chegada do cortejo à Basílica do Bonfim dá seguimento à festa, com a lavagem do adro e das escadarias de acesso à igreja, pelas baianas.