Em duas ações distintas, nas cidades de Cairu e Caravelas, a Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (Cippa) de Porto Seguro resgatou mais de cinco mil crustáceos e desmontou um forno usado para a produção ilegal de carvão. Os militares contaram com o apoio do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema).
Em Cairu, os caranguejos foram encontrados em um ponto de distribuição, na região conhecida como Seis Rios.
“Os responsáveis foram notificados e os animais, que seriam comercializados clandestinamente, foram devolvidos ao seu habitat natural”, disse o comandante da unidade, major Agilio Nunes.
Segundo o oficial, na outra ação, PMs e fiscais do Inema flagraram um homem produzindo carvão vegetal, com uso de madeira nativa, no município de Caravelas.
O suspeito tinha em sua propriedade um forno de argila para a produção do material e não apresentou às equipes de fiscalização, licença para exercer a atividade. O forno foi destruído.
“São resultados positivos de operações conjuntas com o Inema, desencadeadas no Baixo Sul, a fim de combater de forma incisiva e eficaz aqueles que insistem em não cumprir a legislação ambiental vigente”, concluiu o major.