
Nesta terça-feira (30) o Hospital Geral Roberto Santos (HGRS) recebeu estudantes do Colégio Estadual Francisco Conceição de Menezes, localizada no Cabula, que vieram visitar a unidade de coleta de sangue da Fundação Hemoba instalada no Hospital.
Eles fazem parte do Projeto Doador do Futuro – criado pela Fundação Hemoba, com o objetivo de conscientizar e sensibilizar crianças e adolescentes com idades entre 7 e 17 anos sobre doação de sangue, como explicou a assistente social da Fundação, Karla Guedes.
Ela acrescentou que a Hemoba tem “ampliado a participação em diversos espaços infanto juvenil, buscando estimular a todos os envolvidos para a compreensão e apreensão da cultura da doação de sangue e de medula óssea de forma voluntária e cidadã”, disse Guedes. Para colocar o projeto em prática, a Hemoba faz parcerias com escolas e as unidades de saúde que possuem unidade de coleta de sangue, a exemplo do Hospital Roberto Santos.
O projeto realiza atividades educativas, a fim de formar futuros doadores de sangue e de medula óssea. Os adolescentes com a faixa etária de 16 e 17 anos de idade, para além das atividades educativas, serão estimulados a realizarem a doação de sangue e incentivados, futuramente, a serem doadores de medula óssea.
Mirela Maciel, assistente social do Hospital, reforça a importância da unidade de coleta da Hemoba dentro do HGRS, considerando o seu tamanho e complexidade. “Somos a maior unidade de saúde do Nordeste, de alta complexidade, com 640 leitos, por isso a necessidade de um posto de coleta aqui”.
O professor Jackson Lima Silva, destacou a importância do projeto Doador do Futuro, para que crianças e adolescentes de hoje se tornem doadores. E a lição foi aprendida. A estudante Kethelen Burgos de Souza já deixou seu recado para os adolescentes: “Aprendi que a partir de 16 anos a gente já pode doar, desde que estejamos acompanhados dos nossos pais ou de um responsável”.
Escolas públicas e privadas que tiverem interesse que seus estudantes participem do projeto podem entrar em contato com a Fundação Hemoba através dos telefones: 71 31165642/5622. (HGRS)
Siga nossas redes sociais clicando aqui
Relacionadas
Família de Zambelli ocupa imóvel da Câmara de forma irregular
PM intercepta suspeitos de roubo com arma falsa em Simões Filho
Tarcísio nega candidatura à Presidência em 2026