O Google Chrome introduziu um recurso para mostrar sugestões de anúncios com base no histórico de navegação de cada pessoa no navegador. A categoria “Temas de anúncios” está disponível a partir do Chrome 115 e fica ativa como padrão — só é possível desativá-la manualmente.
A nova configuração faz parte da Topics API, componente do projeto Privacy Sandbox, com o objetivo de remover todos os cookies de terceiros até o final do próximo ano. De acordo com o Google, a API permite que um navegador compartilhe informações com terceiros enquanto mantém a privacidade da pessoa: o app registra tópicos de interesse e permite o envio de anúncios personalizados sem rastrear os sites visitados. Todas as informações são armazenadas no dispositivo do indivíduo, segundo o comunicado do Chrome Developers.
Como desativar os anúncios baseados no histórico do Chrome Com a função ativa,
o Chrome cria uma lista de temas sugeridos com base nas últimas quatro semanas de navegação. Você pode bloquear algumas sugestões ou desativar o recurso como um todo. Siga estas etapas para desabilitar o recurso: Abra o Chrome via computador ou celular; Clique no ícone de três pontos; Selecione “Configurações”; Pressione “Privacidade e Segurança”; Clique em “Privacidade de anúncios”; Selecione “Temas de anúncios”; Desabilite a função.
Alguns usuários receberam uma notificação do Chrome sobre a introdução do recurso, com botões que podem levar à tela de configurações, mas já foi possível encontrar a função ativa mesmo sem o aviso. Vale lembrar que o “Temas de anúncios” está disponível a partir da versão 115 do Chrome e a distribuição é gradativa — caso você ainda não tenha recebido a configuração, precisa atualizar o navegador ou aguardar por uma nova versão. (Canal Tech)
Participe do nosso grupo do WhatsApp (Clique Aqui)
Relacionadas
Bispo Bruno Leonardo processa mídia por citação em caso do PCC
Inconsistências no Pé-de-Meia geram questionamentos na Bahia
Lauro de Freitas amplia vacinação contra HPV para jovens de 15 a 19 anos