O Supremo Tribunal Federal (STF) tem sido alvo de críticas e pressões de diversos setores da sociedade, que defendem a limitação dos mandatos e das decisões dos ministros da Corte. No entanto, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), indicou que deve barrar o avanço dessas pautas no Congresso Nacional.
Em entrevista ao jornal O Globo, publicada no último domingo (10), Lira afirmou que não vê clima para aprovar as propostas de emenda à Constituição (PECs) que tratam desses temas. Segundo ele, essas medidas são “inconstitucionais” e “não resolvem nada”. Ele disse ainda que não pretende colocar em votação projetos que possam gerar conflitos entre os poderes.
Lira defendeu o diálogo e o respeito entre as instituições, e disse que o papel do Legislativo é fiscalizar e legislar, não interferir no Judiciário. Ele também elogiou a atuação do presidente do STF, Barroso, que tem buscado manter a harmonia entre os poderes. Para Lira, o STF é uma instituição “sólida” e “respeitada”, que deve ser preservada.
Siga Bahia Política no Facebook , no Twitter e também no Instagram. Faça parte do nosso grupo no WhatsApp.
Relacionadas
Academia Pública de São Francisco do Conde será reaberta
Limpec abre cadastro para catadores atuarem no Camaforró 2025
Semiárido esquecido, diz ACM Neto em evento