A Chapada Diamantina, por si, já têm um forte apelo turístico, nas mais diversas vertentes: ecoturismo, história, cultura, gastronomia, esporte e aventura. Para fortalecer o enoturismo, o turismo do vinho, outra potencialidade dessa região baiana, a deputada federal Roberta Roma (PL) apresentou projeto de lei para incluir a Chapada na Rota Nacional do Turismo Enológico.
A proposta da parlamentar estimula a vitivinicultura (produção de uvas e de vinho), associada ao desenvolvimento de toda a cadeia produtiva, que inclui a atividade turística, para a geração de emprego e renda na região, onde vinícolas já começam a se instalar.
“Com a inclusão da Chapada na Rota Nacional do Turismo Enológico, o poder público poderá firmar parcerias com a iniciativa privada, terceiro setor e universidades para apoiar o desenvolvimento local e sustentável, com incentivos a empreendimentos turísticos e gastronômicos”, assinala a deputada Roberta Roma, que integra a Comissão de Turismo da Câmara Federal.
Para a parlamentar baiana, a experiência de vivenciar as belezas e os encantos da Chapada ficará ainda mais rica com o desenvolvimento e a profissionalização cada vez maior do enoturismo na região. “Eu sou uma apaixonada pela Chapada. Estou sempre atenta no Congresso a propor ações que enalteçam o potencial dessa região. Meu trabalho é pela prosperidade de nossa Bahia”.
Relacionadas
Academia Pública de São Francisco do Conde será reaberta
Limpec abre cadastro para catadores atuarem no Camaforró 2025
Semiárido esquecido, diz ACM Neto em evento