A Chapada Diamantina, por si, já têm um forte apelo turístico, nas mais diversas vertentes: ecoturismo, história, cultura, gastronomia, esporte e aventura. Para fortalecer o enoturismo, o turismo do vinho, outra potencialidade dessa região baiana, a deputada federal Roberta Roma (PL) apresentou projeto de lei para incluir a Chapada na Rota Nacional do Turismo Enológico.
A proposta da parlamentar estimula a vitivinicultura (produção de uvas e de vinho), associada ao desenvolvimento de toda a cadeia produtiva, que inclui a atividade turística, para a geração de emprego e renda na região, onde vinícolas já começam a se instalar.
“Com a inclusão da Chapada na Rota Nacional do Turismo Enológico, o poder público poderá firmar parcerias com a iniciativa privada, terceiro setor e universidades para apoiar o desenvolvimento local e sustentável, com incentivos a empreendimentos turísticos e gastronômicos”, assinala a deputada Roberta Roma, que integra a Comissão de Turismo da Câmara Federal.
Para a parlamentar baiana, a experiência de vivenciar as belezas e os encantos da Chapada ficará ainda mais rica com o desenvolvimento e a profissionalização cada vez maior do enoturismo na região. “Eu sou uma apaixonada pela Chapada. Estou sempre atenta no Congresso a propor ações que enalteçam o potencial dessa região. Meu trabalho é pela prosperidade de nossa Bahia”.
Relacionadas
Polícia prende líder do tráfico no Nordeste de Amaralina
Bolsonaro diz que não existe direita sem ele
Datena deixa o Brasil Urgente após 20 Anos