Carlos Muniz, presidente da Câmara Municipal de Salvador e membro do PSDB, tomou uma decisão estratégica em meio ao impasse com o prefeito Bruno Reis (União Brasil) na reforma administrativa. Em vez de ceder à indicação do governo, Muniz escolheu o vereador Sidninho (PP) para comandar a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), a mais importante da Casa. O União Brasil, maior bancada com sete vereadores, esperava manter o controle do colegiado, mas perdeu força após o líder da Câmara priorizar um nome de sua confiança. A decisão reflete a insatisfação de Muniz com Bruno Reis, que se recusou a entregar o comando da Secretaria Municipal da Educação (Smed) ao PSDB, descumprindo um acordo pré-eleitoral.
Além de barrar a indicação de Paulo Magalhães Júnior para continuar à frente da CCJ, Muniz também rejeitou o segundo nome do União Brasil para compor a comissão, Marcelo Guimarães Neto. O único representante da legenda será Duda Sanches, cujo nome foi aceito para integrar o grupo, mas sem ocupar a presidência. A nova composição da CCJ conta com Sidninho na presidência e Aladilce Souza (PCdoB) como vice, além dos vereadores Rodrigo Amaral (PSDB), Maurício Trindade (PP), Omar Gordilho (PDT) e Júlio Santos (Republicanos). Com maioria alinhada a Muniz, o grupo pode contrariar interesses do Executivo municipal nas votações.
O clima político esquentou ainda mais na semana passada, quando Sidninho e Maurício Trindade fizeram críticas públicas a Bruno Reis, acusando-o de não atender os vereadores e de não cumprir compromissos sobre distribuição de cargos na gestão. Sidninho chegou a ameaçar levar os vereadores do PP para a base do governo estadual, mas recuou diante da possibilidade de assumir a CCJ. Ele também anunciou sua saída do PP, o que pode impactar futuras alianças na Câmara. A oficialização das comissões permanentes será publicada em edição extra do Diário Oficial do Legislativo nesta quarta-feira (05), e a instalação dos colegiados ocorrerá na quinta-feira (06), sem a presença de Carlos Muniz, diagnosticado com Covid-19.
Faça parte do nosso grupo no WhatsApp se preferir entre em nosso canal no Telegram.
Relacionadas
Alexandre de Moraes rejeita pedido de Bolsonaro
STF inicia depoimentos no caso da trama golpista
Camaçari registra maior índice FIRJAN desde 2013