A partir de maio, os professores da Educação Básica da rede estadual da Bahia terão um aumento significativo em seus salários. O salário inicial passa a ser de R$ 4.965,24, valor 2% superior ao piso nacional estabelecido pelo Ministério da Educação (MEC). Esse reajuste de 6,27% foi resultado de negociações entre o governo estadual e a categoria, que culminaram em um acordo na quarta-feira (12). Além do reajuste salarial, o pagamento das diferenças retroativas será realizado em duas etapas: em maio, para os meses de janeiro e fevereiro, e em junho, para março e abril.
O novo acordo traz também benefícios para coordenadores pedagógicos, professores em Regime Especial de Direito Administrativo (REDA) e professores indígenas, que terão o mesmo reajuste aplicado. Outra mudança importante é a criação de um sistema de certificação para professores e coordenadores pedagógicos, possibilitando promoções dentro da carreira ainda em 2025. Metade do valor da promoção será paga após a inscrição no curso de aperfeiçoamento, previsto para setembro deste ano, enquanto o restante será pago em junho de 2026.
Além dessas melhorias salariais, uma nova portaria, publicada na quinta-feira (13), autoriza a conversão da licença prêmio em valores financeiros, beneficiando não só os professores, mas também, pela primeira vez, os coordenadores pedagógicos. Em 2026, será implementado o Piso Nacional da Educação, com o valor já fixado, a partir de fevereiro, trazendo mais avanços para a carreira do magistério na Bahia.
Faça parte do nosso grupo no WhatsApp se preferir entre em nosso canal no Telegram.
Relacionadas
São Francisco do Conde inaugura Sala de Recursos Inclusiva
Quadrilha é presa por furto de gasolina no Polo de Camaçari
Feiras de Práticas Integrativas movimentam Camaçari