O ex-vereador Amadeu do Santos Silva foi preso nesta quarta-feira (9), em Juazeiro, após decisão judicial que determinou a regressão de sua pena do regime semiaberto para o fechado. A medida atendeu a um pedido do Ministério Público da Bahia (MPBA) e está relacionada à segunda fase da Operação Astreia, que investiga uma organização criminosa envolvida com o tráfico de drogas na região.
Segundo o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco Norte), Amadeu descumpriu diversas regras impostas pelo uso da tornozeleira eletrônica, o que motivou o pedido de regressão cautelar da pena. A Justiça entendeu que ele violou de forma recorrente as condições do benefício.
Entre as irregularidades apontadas, o ex-parlamentar aparecia apenas por alguns minutos no local de trabalho autorizado, além de ser frequentemente localizado em endereços não permitidos, como a Câmara de Vereadores de Juazeiro. O local, inclusive, tem ligação direta com Amadeu, já que sua irmã exerce atualmente mandato na casa legislativa.
Amadeu do Santos já era alvo da Operação Astreia, deflagrada em 2023 para desarticular grupos criminosos ligados ao tráfico. Com a decisão judicial, ele deverá cumprir o restante da pena em regime fechado, sem direito às saídas autorizadas do semiaberto.
Faça parte do nosso grupo no WhatsApp se preferir entre em nosso canal no Telegram.
Relacionadas
Confusão na Câmara de Salvador durante votação
Obras avançam no Centro Histórico de Camaçari
CSU do Gravatá oferece vagas em atividades esportivas gratuitas