O governo federal efetuou o pagamento da primeira parcela do acordo com a ViaBahia, concessionária responsável pela administração das BRs 116 e 324 na Bahia desde 2009. A medida faz parte do processo de encerramento do contrato com a empresa, que enfrentava críticas recorrentes pelo descumprimento de obrigações previstas.
Com o avanço do acordo, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) assumirá oficialmente a gestão dos trechos a partir do dia 15 de maio. A mudança foi confirmada pelo ministro dos Transportes, Renan Filho, por meio de comunicado nas redes sociais.
A decisão de encerrar o contrato foi tomada após negociação entre o Ministério dos Transportes, o Tribunal de Contas da União (TCU) e a própria ViaBahia. Ao todo, a indenização definida para a concessionária é de R$ 892 milhões, cujo pagamento será feito em parcelas.
O contrato com a ViaBahia envolvia, além das BRs, trechos das rodovias BA-526 e BA-528. A expectativa é que, com a transição para o DNIT, sejam realizados investimentos em melhorias na pavimentação e manutenção das vias até a realização de uma nova concessão.
Faça parte do nosso grupo no WhatsApp se preferir entre em nosso canal no Telegram.
Relacionadas
Justiça determina fim da greve dos professores em Lauro
Anvisa alerta para riscos do uso de formol em alisantes
Seduc lança Guardiões Escolares para reforçar segurança