A Justiça suspendeu a aplicação da Lei 9.835/2025, que previa a criação de vagões exclusivos para mulheres no metrô de Salvador. A medida atenderia à demanda por mais segurança nos horários de pico, mas foi interrompida após uma ação judicial movida pela Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANP Trilhos).
A concessionária CCR Metrô Bahia confirmou a decisão ao Informe Baiano e informou que interrompeu a implantação da medida por conta da liminar judicial. A nova norma estava programada para entrar em vigor nesta quarta-feira (30), com a previsão de uso exclusivo dos vagões para passageiras nos horários de maior movimento.
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) afirmou que acompanha o processo e vinha trabalhando junto à CCR Metrô para viabilizar a implementação da nova lei. Segundo a pasta, a decisão da Justiça foi comunicada na última terça-feira (29).
Mesmo com a suspensão, a Sedur destacou que está à disposição para colaborar em ações que garantam os direitos e a segurança das mulheres no transporte público da capital baiana. O caso segue em tramitação judicial.
Faça parte do nosso grupo no WhatsApp se preferir entre em nosso canal no Telegram.
Relacionadas
Receita libera novo lote de restituição do IR
PT vê vantagem em fala de Flávio sobre indulto a Bolsonaro
Demolição de barraca em Mata de São João gera polêmica