O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, declarou na última quinta-feira (16/11), que o parque industrial brasileiro está enfrentando um processo de envelhecimento. Ele discutiu uma política de depreciação acelerada para a aquisição de bens de capital como uma estratégia para incentivar a modernização e renovação das máquinas na indústria.
Embora a implementação dessa medida ainda não tenha uma data definida, Alckmin explicou que ela será executada através de estímulos no fluxo de pagamentos de impostos, reorganizando as taxas nos primeiros anos. Ele destacou que o governo não abrirá mão dos impostos, mas sim do fluxo, reduzindo a arrecadação de Imposto de Renda e Contribuição Social Sobre Lucro Líquido no primeiro ano para auxiliar na substituição das máquinas obsoletas.
Essas declarações foram feitas durante e após o evento de lançamento da nova fase do Programa Brasil Mais Produtivo, que tem como objetivo promover a transformação digital em micro, pequenas e médias indústrias.
O MDIC informou que esta nova fase do programa destinará R$ 2,037 bilhões para proporcionar um ciclo completo de acesso ao conhecimento. Cerca de 200 mil empresas terão acesso à plataforma de produtividade, recebendo materiais gratuitos, e 93,1 mil delas serão beneficiadas com atendimento direto, consultorias e serviços conforme previsto no programa.
O Programa Brasil Mais Produtivo, iniciado em 2016 em parceria com o Sebrae e o Senai, agora conta com a participação do BNDES, Finep e Embrapii. A colaboração entre Sebrae e Senai será mais coordenada na nova configuração, buscando identificar as metodologias mais adequadas para as empresas atendidas, com foco em práticas de manufatura enxuta, eficiência energética, produtividade e digitalização da gestão do negócio. O lançamento da nova fase contou com a presença de representantes da CNI, Sebrae Nacional e Embrapii, além do vice-presidente e ministro da Indústria, Geraldo Alckmin.
Bahia Política
Siga Bahia Política no Facebook , no Twitter e também no Instagram. Faça parte do nosso grupo no WhatsApp se preferir entre em nosso canal no Telegram.
Relacionadas
Jovem é assassinado em Camaçari
Produção agrícola no Brasil cai 2,3% em 2023
Alunos da Bamcemc são assaltados em Camaçari; trompete e trombone levados