Getting your Trinity Audio player ready...
|
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) firmou um acordo com o presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, Rodrigo Bacellar (União Brasil), visando as eleições estaduais de 2026. A parceria foi selada na última sexta-feira (24) e envolve o apoio de Bolsonaro à candidatura de Bacellar ao governo do estado.
Em troca, Bolsonaro indicará o empresário Renato Araújo (PL) como vice na chapa. Araújo disputou a prefeitura de Angra dos Reis em 2024, mas não foi eleito. Além disso, o PL terá direito a lançar dois nomes ao Senado: o atual senador Flávio Bolsonaro, que tentará a reeleição, e o governador Cláudio Castro, que deixará o cargo para disputar uma vaga.
Segundo a coluna de Igor Gadelha, do portal Metrópoles, Bolsonaro condicionou o apoio a Bacellar à ausência de qualquer fato que possa desaboná-lo. Internamente, há resistência à aliança por parte de lideranças do PL, como o deputado federal Sóstenes Cavalcante.
Para viabilizar a composição, Castro indicou o vice-governador Thiago Pampulha (MDB) para o Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ), o que colocaria Bacellar como primeiro na linha sucessória. A manobra abriria caminho para que ele assuma o Palácio Guanabara ainda antes da campanha de 2026.
Faça parte do nosso grupo no WhatsApp se preferir entre em nosso canal no Telegram.
Relacionadas
Câmara aprova redução da idade para compra de arma
Sesau garante atendimento de saúde durante Camaforró 2025
Inmet emite alerta de chuva para 28 cidades baianas