Bahia Política

Sem meias verdades

Bolsonaro nega tentativa de golpe após virar réu no STF

Foto: Ueslei Marcelino/Reuters

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) negou nesta quarta-feira (26) qualquer envolvimento em uma tentativa de golpe de Estado e classificou as acusações contra ele como “graves e infundadas”. A declaração ocorreu após a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) aceitar, por unanimidade, a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra ele e sete aliados, o que abre caminho para uma ação penal.

Bolsonaro afirmou que sempre defendeu a desmobilização de manifestações que pediam intervenção militar e que colaborou com a transição de governo para Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Ele destacou ainda que não houve liderança, tropa ou armas envolvidas, reforçando sua alegação de que não existiu uma trama golpista. Além disso, citou encontros com José Múcio Monteiro, ministro da Defesa de Lula, nos quais teria facilitado a nomeação dos comandantes militares indicados pelo novo governo.

Apesar da defesa do ex-presidente, a PGR argumenta que ele manteve reuniões com assessores e militares para planejar o golpe e não tomou medidas para dispersar acampamentos de apoiadores que pediam a intervenção militar. Para os investigadores, a omissão diante das manifestações em frente aos quartéis e o incentivo a questionamentos sobre a lisura do processo eleitoral fazem parte do contexto da acusação.

Com a decisão do STF, Bolsonaro e seus aliados enfrentarão julgamento, podendo responder por crimes relacionados à tentativa de subverter o resultado das eleições. O caso segue em tramitação, enquanto o ex-presidente insiste que há uma perseguição política contra ele.

Bahia Política

Faça parte do nosso grupo no WhatsApp se preferir entre em nosso canal no Telegram.