Bahia Política

Sem meias verdades

Bolsonaro vai depor à PF por investigação contra Eduardo

Foto: Carolina Antunes | PR

Getting your Trinity Audio player ready...

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi convocado a depor na próxima quinta-feira, 5 de junho, às 15h, pela Polícia Federal. A oitiva ocorre no inquérito do Supremo Tribunal Federal (STF) que investiga a atuação do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) contra instituições brasileiras, incluindo o próprio STF.

A investigação está sob relatoria do ministro Alexandre de Moraes e foi aberta após pedido do procurador-geral da República, Paulo Gonet. Segundo ele, Eduardo Bolsonaro pode ter cometido crimes ao acionar autoridades estrangeiras nos Estados Unidos contra membros do Supremo, da PGR e da PF.

Entre as ações citadas está a tentativa do parlamentar de influenciar o governo Donald Trump a aplicar sanções contra Alexandre de Moraes, o que, segundo a PGR, representa ataque direto ao Estado democrático de Direito.

Os crimes investigados pela PF incluem coação no curso do processo, obstrução de investigação e tentativa de abolição violenta do Estado democrático de Direito. O depoimento de Bolsonaro deve esclarecer se houve envolvimento direto ou respaldo institucional às ações do filho.

Bahia Política

Faça parte do nosso grupo no WhatsApp se preferir entre em nosso canal no Telegram.