22 de fevereiro de 2024

Bahia Política

Sem meias verdades

Camaçari forma turma do curso de condutores em turismo em Arembepe

Foto; arquivo/PMC

Foram 100 horas de aulas frequentadas com muito compromisso pelos 12 concluintes do curso de Condutor em Turismo – Cultura, Ecoturismo e Roteiros, no núcleo formativo de Arembepe, realizado por meio do Projeto Qualifica Turismo. Promovida pela Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria do Turismo (Setur), a capacitação é resultado da parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

Para Cristiane Bacelar, gestora da Setur, essa é mais uma turma que está pronta para difundir a diversidade turística que o município tem para oferecer. “Nossa perspectiva é de seguir nos próximos anos construindo novos roteiros, profissionalizando mais pessoas e capacitando mais nossa mão de obra. Para que a gente desenvolva, de forma efetiva, a atividade do turismo em Camaçari, gerando emprego e renda para a nossa gente”, observou.

Faça parte do nosso grupo no WhatsApp (Clique aqui)

A gerente do Senac, Delma Santana, reconhece a importância de se ter pessoas qualificadas para a promoção de experiências turísticas relevantes. “Jovens e adultos estão tendo a oportunidade da qualificação profissional em um segmento promissor, pois acreditamos no turismo como mola propulsora do desenvolvimento socioeconômico de nossa cidade”, declarou.

Ao tratar do impacto da formação em suas vidas, alunas da turma viram a capacitação como uma grande oportunidade. Como é o caso de Rafaela Nascimento, 33 anos, ao afirmar que obteve muito conhecimento e experiências. “Pretendo atuar nessa área de condutor de turismo, colocando todo aprendizado do curso em prática”.

Já Cristiane Carvalho, 30 anos, destacou que a experiência lhe permitiu conhecer habilidades essenciais para ser uma agente diferenciada dentro da cadeia da atividade. “Estou confiante de que as lições aprendidas aqui me guiarão em uma carreira bem-sucedida como condutora de turismo. Gostaria de expressar minha profunda gratidão por esta jornada”, concluiu a aluna, agradecendo aos instrutores e colegas da turma pela troca gerada durante a convivência.

As aulas do curso de condutor de turismo no núcleo formativo de Arembepe começaram em 16 de novembro. A formação foi integralizada tanto em sala de aula quanto em campo, por meio das quais a turma conheceu a história, visitou alguns estabelecimentos comerciais e pontos turísticos, tendo como propósito a qualificação de profissionais locais em receptivo, organização e acompanhamento em roteiros para turistas e visitantes na sede e na costa de Camaçari.

Além do curso de condutor em turismo, foram também integralizadas em Arembepe, formações em Ecoturismo e Desenvolvimento Local, Desenvolvendo Agentes do Turismo Regional, Empreendedorismo Digital e Geração de Renda e Técnicas Avançadas de Vendas. Todas promovidas gratuitamente pelo Qualifica Turismo.

Siga Bahia Política  no Facebook  , no Twitter e também  no Instagram. Faça parte do nosso grupo no WhatsApp se preferir entre em nosso canal no Telegram.