A partir da identificação do aumento de casos suspeitos de pessoas com autismo e, em atenção a uma demanda provocada por cidadãos do município, a Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria da Saúde (Sesau), inaugurou, na última quarta-feira (27/3), o Núcleo de Atenção ao Transtorno do Espectro Autista (Natea), localizado na Rua da Natividade, atrás do antigo Bompreço.
De acordo com o gestor da pasta, Elias Natan, o novo equipamento é destinado ao atendimento dos usuários que estão na fila de espera aguardando o diagnóstico do transtorno do espectro autista (TEA). “Esse é um serviço extremamente necessário. Aqui, não vamos fazer só o acolhimento e diagnóstico, mas também começaremos o matriciamento [medida tomada para promover a articulação entre Atenção Básica, saúde mental e os aparelhos de auxílio integrados a ambas] da nossa rede, principalmente na Atenção Primária, de modo a criar uma proposta de intervenção adequada”, afirmou o secretário.
Com relação ao funcionamento do Natea, o secretário explicou que o espaço contará com uma equipe multidisciplinar, formada por psicólogos, fonoaudiólogos, neuropediatras e pediatras, além de assistente social e enfermeiros. “Obviamente, cada usuário terá o plano terapêutico singular próprio, elaborado por nossa equipe de especialistas”.
A partir do censo municipal, realizado em novembro do ano passado, que mapeou o cenário do público com suspeita e/ou diagnóstico do TEA, foram identificadas 216 crianças que ainda não possuíam uma análise formal. Nesse sentido, Ana Bárbara Gifone, coordenadora do Natea, explicou que os serviços estarão disponíveis para o público reconhecido durante o levantamento, com idade até 18 anos.
Sobre a inauguração do novo espaço, que oferta o serviço de saúde especializado, a coordenadora disse que, “estamos felizes por poder oferecer um atendimento abrangente, que não envolve apenas o acolhimento e a estimulação, mas também realizará os encaminhamentos das pessoas assistidas para os benefícios sociais, aos quais elas têm direito”, destacou.
O Natea funcionará de segunda a sexta-feira das 8h às 12h e 13h às 17h. No local, haverá o acolhimento das famílias para escuta qualificada, através da qual os especialistas conhecerão as necessidades imediatas de cada usuário.
Faça parte do nosso grupo no WhatsApp (Clique aqui)
Vale destacar que o atendimento não funcionará por demanda espontânea, mas por encaminhamento via Unidade de Saúde da Família (USF), do bairro de referência do usuário. “Este mês, mais de 80 profissionais, entre médicos e enfermeiros vinculados à Atenção Básica, receberam capacitação, que os habilita na identificação, na realização dos primeiros atendimentos, e nos estímulos no território, entendendo como se dá o encaminhamento para a atenção especializada”, explicou o secretário Natan.
Ao fazer referência ao Abril Azul – dedicado à conscientização sobre o autismo –, o titular da pasta falou que, “estamos entrando no mês estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) para envolver a comunidade, trazer visibilidade e buscar uma sociedade mais consciente, menos preconceituosa e mais inclusiva. E esse equipamento é como um presente que a gestão municipal entrega à população e, com certeza, impactará direta e positivamente na vida dessas pessoas”, concluiu.
O censo municipal, que mapeou o cenário do público com suspeita e/ou diagnóstico do TEA, aconteceu como uma ação pactuada no Comitê Permanente de TEA, a fim de elaborar políticas públicas assertivas para oferta de serviços adequados ao público do município identificado com o transtorno. A iniciativa surgiu como uma das primeiras ações para iniciar o grupo de trabalho (GT) entre a Sesau e as mães de crianças autistas de Camaçari.
Siga Bahia Política no Facebook , no Twitter e também no Instagram. Faça parte do nosso grupo no WhatsApp se preferir entre em nosso canal no Telegram.
Relacionadas
Prefeitura de Camaçari proíbe uso de materiais perfurocortantes durante desfiles cívicos
Nunes Marques pede parecer da AGU e PGR sobre suspensão do X
Justiça mantém prisão preventiva de Deolane após audiência de custódia