24 de fevereiro de 2024

Bahia Política

Sem meias verdades

Camaçari: Prefeito Elinaldo entrega mais casas populares

Foto: Isaac Coelho

Esta terça-feira (23/1) foi um dia de muita alegria e realizações para dezenas de famílias no bairro Burissatuba. É que a Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria da Habitação (Sehab), entregou mais 55 unidades habitacionais por meio do Programa de Urbanização, Regularização e Integração de Assentamentos Precários com investimentos provenientes do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS), do governo federal.

Durante a cerimônia de entrega, o prefeito Elinaldo Araújo, lembrou que, o total de 250 imóveis foi entregue ao longo de três etapas do programa. Na ocasião, ele parabenizou as famílias pela conquista das moradias e destacou que todos os contemplados saíram da condição de vulnerabilidade social, e garantiu que, “agora, estamos trabalhando para viabilizar a construção de mais de 1.700 novos imóveis, que chegará até quem mais precisa”. O prefeito ainda informou que nos próximos meses a Sehab abrirá inscrições para as pessoas interessadas.

Vale lembrar que as benfeitorias no novo conjunto habitacional de Burissatuba, conhecido popularmente como “casinhas do Buri”, também incluem a construção de um centro comunitário, quiosques, praça e quadra, que serão entregues assim que os serviços forem concluídos pela Seinfra.

Sobre a ação, a titular da Sehab, Vívian Angelim, destacou que, “hoje concluímos a parte referente à entrega das moradias. Na primeira etapa, entregamos 12 casas que ficam no entorno deste empreendimento, às quais tinham estrutura precária e foram demolidas e reconstruídas pela Seinfra [Secretaria da Infraestrutura] no terreno do beneficiado. Na segunda fase, que aconteceu em agosto do ano passado, 183 famílias começaram a morar aqui; e hoje, mais 55 imóveis prontos para morar, foram disponibilizados”.

A gestora falou ainda que, além da entrega das moradias construídas dentro do empreendimento, mais 63 imóveis da vizinhança passaram por reformas estruturantes, e que ainda houve a instalação de banheiros com sanitários nas residências onde foram identificada a ausência, proporcionando mais dignidade para as famílias que residem nos locais.

Afirmando que o trabalho da Sehab não para com a entrega dessas casas, mas haverá ações contínuas na localidade, a secretária exemplificou dizendo que, “em breve, através do Projeto de Trabalho Social (PTS), traremos capacitação técnica para os moradores daqui, que terão a chance de se especializar em uma profissão”.

Entre o público beneficiado está Angélica Guimarães, 66 anos, conhecida como “Xuxu”. A atriz e animadora de eventos relatou que, ao longo da vida, nunca teve a oportunidade de adquirir um imóvel próprio. “Eu estava morando de favor na casa de uma pessoa, e hoje ganho este presente. Faltam as palavras para descrever o tamanho da minha alegria. Quero agradecer a todo pessoal da Sehab e dizer ao prefeito que, abaixo de Deus, ele me concedeu a bênção de ter a minha casinha”, comemorou emocionada.

Faça parte do nosso grupo no WhatsApp (Clique aqui)

Outra munícipe contemplada foi a jovem Geisilaine Santos, 20 anos, mãe de um bebê de quatro meses. Ela contou que estava morando de aluguel no bairro Parque das Mangabas e, sem trabalhar e com dificuldades para manter os pagamentos mensais, decidiu se inscrever para tentar o benefício. “Fui fazer minha inscrição cheia de esperança. Eu sei que se a gente esperar e confiar em Deus as coisas acontecem. Estou feliz da vida. Vou morar nesta casa, que agora é minha, com meu filho, e vou cuidar muito bem dela”.

Também participaram da cerimônia de entrega das novas moradias, o vice-prefeito José Tude; o presidente da Câmara Municipal de Camaçari, vereador Flávio Matos, além de secretários municipais, vereadores e demais autoridades, além do público beneficiário.

Siga Bahia Política  no Facebook  , no Twitter e também  no Instagram. Faça parte do nosso grupo no WhatsApp se preferir entre em nosso canal no Telegram.