Getting your Trinity Audio player ready...
|
A saúde da mulher esteve no centro da programação do Maio de Práticas Integrativas, promovido pela Secretaria da Saúde de Camaçari (Sesau), nesta segunda-feira (19). A Unidade de Saúde da Família (USF) Jardim Limoeiro II sediou a palestra “Plantas Medicinais na Saúde da Mulher”, conduzida pela agente comunitária de saúde Marla Lago. A atividade integra as ações do mês dedicado às práticas integrativas e complementares no Sistema Único de Saúde (SUS).
Durante a apresentação, Marla destacou o uso de plantas como sabugueiro, alumã e camomila no alívio de sintomas femininos, como cólicas, insônia e desconfortos da menopausa. Ela também alertou para o uso consciente das ervas, enfatizando que o consumo, especialmente em forma de chás, deve ser feito com orientação profissional. Segundo a palestrante, as plantas são aliadas, mas não substituem tratamentos médicos.
A atividade foi bem recebida pelo público. Marizélia Ribeiro, moradora do bairro, relatou ter aprendido muito com a palestra, mesmo já tendo familiaridade com o uso de ervas no interior. Já Maria Patrícia Vieira, que utiliza plantas como parte do tratamento da fibromialgia, elogiou a iniciativa e reforçou a importância da informação para o uso correto dos fitoterápicos.
Além da palestra, a programação também seguiu na Unidade Básica de Saúde (UBS) Vila de Abrantes. Pela manhã, os usuários participaram de uma aula experimental de Yoga, voltada à promoção do equilíbrio físico e emocional. À tarde, o equipamento recebeu uma Roda de Terapia Comunitária, com momentos de escuta, troca de experiências e apoio mútuo entre os participantes.
As ações fazem parte da celebração da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), criada em 2006. A política institucionalizou o uso de terapias alternativas no SUS, como acupuntura, reiki, aromaterapia, homeopatia e cromoterapia. Atualmente, 29 práticas integrativas são oferecidas pela rede pública, com foco na prevenção e no cuidado integral à saúde da população.
Faça parte do nosso grupo no WhatsApp se preferir entre em nosso canal no Telegram.
Relacionadas
Baralho do Crime tem novas cartas de foragidos na RMS
Seduc realiza formação sobre cuidado e bem-estar docente
Coleta de exames é ampliada em unidades de saúde de Lauro