A secretária da Educação, Neurilene Martins, se reuniu com um coletivo de mães de crianças autistas da costa do município, momento que serviu para discutir sobre políticas públicas de inclusão na Rede Pública Municipal de Ensino de Camaçari, com foco no atendimento aos estudantes com deficiência nas escolas.
Na oportunidade, a titular da pasta trouxe informações sobre o concurso público de Camaçari – para o provimento de vagas e a formação de cadastro de reserva da administração direta, que se encontra na fase de homologação dos candidatos – com cargos efetivos de cuidador educacional, que se tornarão servidores de carreira do quadro da administração pública municipal. “A previsão é de que o início da atuação desses profissionais ocorra o mais breve possível, seguindo os trâmites próprios do processo de contratação, instituindo uma política permanente de educação inclusiva em uma rede que já assiste cerca de 350 crianças com o acompanhamento individualizado de cuidadores contratados em caráter emergencial, via processo seletivo simplificado”, acrescentou a secretária.
O encontro cumpriu o propósito de prestar esclarecimentos sobre a atuação dos cuidadores educacionais na rede, trazendo ainda uma retrospectiva da disponibilidade desses profissionais nas unidades de ensino do município. A gestora lembrou que não haviam cuidadores antes de 2019, quando houve a contratação, via Regime Especial de Direito Administrativo (Reda), de profissionais que possibilitaram o atendimento de 100 estudantes. Em 2021, este quantitativo foi ampliado para 172 e, no ano seguinte, para 250. Em 2023, um novo chamamento atualizou este número para 316 e, atualmente, há um processo simplificado em andamento para a contratação de mais profissionais, elevando a capacidade de atendimento para 358 crianças com necessidades especiais.
Faça parte do nosso grupo no WhatsApp (Clique aqui)
Esses dados foram compartilhados com o coletivo de mães, que fizeram uma avaliação positiva do encontro, conforme comentou Lilian Lacerda, uma das representantes do grupo. “Foi muito importante esse momento de escuta, porque sanamos as dúvidas e vimos que a Seduc está trabalhando para atender a demanda que existe”.
O encontro, que aconteceu na segunda-feira (4/3), na sala de reuniões da Seduc, contou ainda com a participação do subsecretário Francisco Lima Júnior; da coordenadora de Inclusão Educacional, Fátima Cardoso; do diretor de Recursos Humanos, João Batista; e do coordenador de Matrículas e Informações Educacionais, Alexandro Santos. O vereador Gilvan Souza também acompanhou a reunião.
Siga Bahia Política no Facebook , no Twitter e também no Instagram. Faça parte do nosso grupo no WhatsApp se preferir entre em nosso canal no Telegram.
Relacionadas
Polícia prende líder do tráfico no Nordeste de Amaralina
Bolsonaro diz que não existe direita sem ele
Datena deixa o Brasil Urgente após 20 Anos