Bahia Política

Sem meias verdades

Comandante do CPRL deixará cargo para assumir ouvidoria da PM

 

Divisão Territorial

O comandante Geral da Polícia Militar, Paulo Coutinho, vem trabalhando ao governo para dividir a área em novos comandos, cada um liderado por um coronel, de forma a otimizar junto a gestão e o atendimento à população.

Recentemente, foi publicado um decreto que estabelece a permanência do CPRL em Feira de Santana e a criação de novos comandos de policiamento. Um comando de policiamento será instalado na região do Recôncavo, próximo a Santo Antônio de Jesus, e outro na região de Paulo Afonso, entre outros. A Região Leste será dividida, e as novas unidades absorverão algumas unidades e municípios, de acordo com o território de identidade.

Nova Missão

Como parte dessa segurança, dois novos coronéis foram promovidos recentemente para comandar essas regiões. Além disso, um novo comandante será designado para a região leste a fim de realizar a transição. O Coronel Piton retornará a Salvador para assumir uma nova missão, deixando Feira de Santana satisfeita com o trabalho realizado.

Durante o seu tempo em Feira de Santana, que durou 1 ano e 5 meses, o Coronel Piton desenvolveu e manteve diversos projetos em andamento. No seu comando foi inaugurada a 64ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM). Além disso, ele tinha o desejo de promover cursos, construir a sede do novo comando de policiamento regional e dar continuidade a projetos como a ronda escolar, ampliar a ronda Maria da Penha, bem como a criação de batalhões em Feira de Santana.

Esses eram sonhos e projetos que exigiam mais tempo para serem plenamente realizados. No entanto, o substituto de Piton, o Coronel Antônio Lopes, dará continuidade a esses projetos. Lopes é descrito como um oficial jovem, motivador e inovador. Nos bastidores comentam-se que a presença dele e da sua equipe certamente trará benefícios para Feira de Santana.

O Coronel Antônio Lopes ocupava a função de assessor do subcomandante-geral, assessorando o alto comando da Polícia Militar. A escolha de seu nome para assumir o comando na região leste foi feita pelo Comando Geral, na pessoa do Coronel Coutinho.

A passagem do comando será realizada em gabinete, em Salvador, junto a outros coronéis. Na segunda-feira, o Coronel Piton se despediu de sua tropa em Feira de Santana e deve sair do comando com um sentimento de realização e gratidão por ter contribuído para o desenvolvimento da cidade.

Com essa mudança, o Coronel Piton assumirá a função de ouvidor-chefe da Polícia Militar, na qual continuará trabalhando para fazer um trabalho de aproximação da da sociedade, ouvindo as demandas da corporação e assessorando o comandante nas decisões estratégicas.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

(Acorda Cidade)