O conclave que definirá o novo papa terá início nesta quarta-feira, 7 de maio, na Capela Sistina, no Vaticano. A data foi definida pelos cardeais reunidos em Roma, após o anúncio da sucessão de Francisco. Durante o processo, o local permanecerá fechado ao público até que a escolha do novo pontífice seja concluída.
A abertura será marcada por uma missa solene, conhecida como Pro Eligendo Papa, com a participação de todos os cardeais eleitores. Na parte da tarde, eles seguirão em procissão até a Capela Sistina, onde cada um prestará juramento de sigilo absoluto sobre o processo de eleição e se comprometerá a evitar qualquer tipo de interferência externa.
Para que um novo papa seja eleito, é necessário que ele receba dois terços dos votos dos cardeais eleitores presentes. Se o total de eleitores não for divisível por três, será necessário um voto a mais. As cédulas usadas nas votações são queimadas após cada escrutínio. A tradicional fumaça branca indica que o papa foi escolhido; já a fumaça preta sinaliza que a votação foi inconclusiva.
Se após três dias de votação não houver consenso, os cardeais terão uma pausa de até um dia para reflexão e oração, com uma breve exortação feita pelo cardeal protodiácono Dominique Mamberti. Quando a escolha for confirmada, o novo papa será apresentado oficialmente e os cardeais prestarão juramento de obediência.
Faça parte do nosso grupo no WhatsApp se preferir entre em nosso canal no Telegram.
Relacionadas
Justiça cassa cinco vereadores por fraude de gênero na Bahia
Conceição do Jacuípe realiza 9ª Conferência de Saúde
Dias d’Ávila abrirá inscrições para o Minha Casa Minha Vida