Bahia Política

Sem meias verdades

Conferência discute SUAS em Santo Amaro

Foto: Divulgação

Getting your Trinity Audio player ready...

Teve início nesta quarta-feira (9), no antigo Colégio Teodoro Sampaio, a 13ª Conferência Municipal de Assistência Social de Santo Amaro. O evento reúne representantes da sociedade civil, trabalhadores do SUAS e gestores públicos para debater caminhos para o fortalecimento da política de assistência social no município. A programação segue até esta quinta-feira (10), com debates, grupos temáticos e elaboração de propostas.

Com o tema “Reconstrução do SUAS: o SUAS que temos e o SUAS que queremos”, a conferência propõe uma reflexão sobre os 20 anos do Sistema Único de Assistência Social. O objetivo é ampliar a proteção social, resgatar a memória histórica do SUAS e reforçar seu papel como instrumento de garantia de direitos à população em situação de vulnerabilidade.

A abertura do evento contou com a presença da primeira-dama e secretária de Educação, Marília Rocha, que representou o prefeito Flaviano Bomfim. Ela destacou a importância da participação popular na formulação de políticas públicas mais eficazes e voltadas à justiça social. Atualmente, Santo Amaro possui uma rede estruturada com 4 CRAS, 1 CREAS, 2 unidades de acolhimento, serviços de média complexidade, além da gestão do Cadastro Único e Bolsa Família.

Dados apresentados durante o encontro mostram que 66,3% da população de Santo Amaro necessita de proteção social. São 38.739 pessoas cadastradas no CadÚnico, sendo 13.007 em situação de pobreza. Apenas com o Bolsa Família e o BPC, o município recebe mais de R$ 137 milhões por ano, recurso que, além de garantir dignidade às famílias, movimenta a economia local. A conferência reforça o compromisso do município com a construção de um SUAS mais forte, humanizado e acessível a todos.

Bahia Política

Faça parte do nosso grupo no WhatsApp se preferir entre em nosso canal no Telegram.