Um bebê de apenas 20 dias de nascido sufocado com secreção foi salvo por um integrante do Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto) da 52ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Lauro de Freitas), na madrugada deste sábado (22). Manobras foram realizadas para que a criança voltasse a respirar.
O soldado Cleberton Gonzalez, policial militar há oito anos, não imaginava que, durante o patrulhamento no bairro de Portão, por volta das 00h30, teria um desfecho surpreendente. Ao perceberem a viatura, os pais da criança acionaram os PMs e pediram socorro.
“A sensação foi de estar no lugar certo, na hora certa. Eles deram jogo de luz, desceram do carro pedindo ajuda e, ao ver o estado da criança percebi que se eles demorassem mais um pouco para chegar ao Hospital Geral Menandro de Faria (HGMF) ela poderia não resistir”, detalhou o policial.
Ele utilizou os métodos da ‘Manobra de Heimlich’, na qual a criança é colocada de costas e com alguns movimentos com as mãos e o punho, é possível expelir toda a secreção que esteja impedindo a respiração.
O policial, que passou por treinamentos de Atendimento Pré-Hospitalar(APH) oferecidos pela unidade, lembrou de quando precisou usar a mesma técnica com a filha que havia se engasgado com uma uva.
“Eu repliquei a mesma técnica usada com a minha filha, na criança e graças a Deus e com a ajuda dos meus colegas, consegui salvá-la. Recomendei que os pais fossem para o HGMF para que o bebê pudesse ter os melhores atendimentos”, finalizou o PM.
Relacionadas
União Brasil de Ibirataia enfrenta denúncia por candidaturas laranjas
Prefeitura de São Sebastião do Passé realiza entrega de kits maternidade para gestantes
São Francisco do Conde renova a frota de ônibus municipal