Os eleitores que possuem título eleitoral e estão com sua situação regular, mas ainda não cadastraram sua biometria, poderão participar das eleições de outubro sem impedimentos. Este tipo de identificação foi implementado para todos os novos eleitores e aqueles que estavam em situação irregular, como com o título cancelado, e ainda não tinham realizado o cadastro biométrico. O objetivo, de acordo com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), é melhorar a precisão na identificação dos votantes e evitar longas filas.
A única exceção são os eleitores que não compareceram ao cartório eleitoral após serem convocados pela Justiça Eleitoral para realizar a revisão biométrica. Para verificar se o título está cancelado ou se a biometria já foi cadastrada, é possível acessar a página do TSE ou do TRE do respectivo estado e consultar a situação eleitoral na aba de “Serviços”.
Faça parte do nosso grupo no WhatsApp (Clique aqui)
Também é viável verificar essas informações por meio do aplicativo e-Título, disponível gratuitamente para os sistemas iOS e Android. O prazo para tirar ou regularizar o título eleitoral encerrou-se na quarta-feira (8). Aqueles que não realizaram esses procedimentos não poderão votar nas eleições de 2024 e só poderão regularizar sua situação após o pleito, a partir de novembro.
Para evitar consequências como a impossibilidade de emitir passaporte, ingressar em universidades ou cargos públicos, ou solicitar empréstimos em bancos públicos, o eleitor deve obter da Justiça Eleitoral uma certidão circunstanciada.
É importante notar que aqueles que não votaram e não justificaram sua ausência apenas em 2022 ainda podem participar das eleições de 2024 mesmo sem terem regularizado sua situação.
Siga Bahia Política no Facebook , no Twitter e também no Instagram. Faça parte do nosso grupo no WhatsApp se preferir entre em nosso canal no Telegram.
Relacionadas
Arma de fogo e duas granadas são apreendidas pela PM em Brotas
Operação investiga homicídio em Conceição do Jacuípe e cumpre mandados em seis cidades
São Francisco do Conde inicia matrículas para o ano letivo de 2025