Getting your Trinity Audio player ready...
|
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) voltará a emitir certificados de conclusão do ensino médio a partir de 2025. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (23) pelo ministro da Educação, Camilo Santana. A medida beneficia jovens e adultos maiores de 18 anos que desejam obter o diploma por meio da avaliação. Até 2016, o Enem já cumpria essa função, mas foi substituído pelo Encceja a partir de 2017.
Para conseguir o certificado, o participante precisa atingir pelo menos 450 pontos em cada uma das áreas de conhecimento e nota mínima de 500 na redação. A mudança representa uma alternativa a mais para quem não concluiu os estudos na idade regular, oferecendo mais flexibilidade e oportunidades de inserção no mercado de trabalho e acesso ao ensino superior.
O Encceja continuará sendo oferecido como outra opção para certificação, mas o retorno do Enem como ferramenta de conclusão amplia as possibilidades para os estudantes. O Encceja seguirá atendendo tanto o ensino fundamental quanto o médio, especialmente para quem prefere uma prova separada do vestibular.
O ministro também anunciou que, a partir deste ano, estudantes da rede pública que estão concluindo o ensino médio serão automaticamente inscritos no Enem 2025. Eles só precisarão confirmar a participação e escolher entre inglês ou espanhol na prova de linguagens. As inscrições do Enem acontecem entre os dias 29 de maio e 6 de junho.
Faça parte do nosso grupo no WhatsApp se preferir entre em nosso canal no Telegram.
Relacionadas
Conceição do Jacuípe inicia emissão da nova identidade
ACM Neto aposta em Elinaldo como um dos mais votados em 2026
STF suspende aumento do IOF e põe em xeque decreto de Lula