Getting your Trinity Audio player ready...
|
O Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia aplicou multa de R$ 1,5 mil ao ex-prefeito de Itaberaba, Ricardo dos Anjos Mascarenhas, após denúncia de nomeação de uma servidora fantasma nos anos de 2023 e 2024. A decisão foi tomada na sessão desta quarta-feira (21/05) pela 1ª Câmara de julgamentos do órgão.
A denúncia apontava que Raquel Carneiro da Silva dos Santos, filha de um vereador local, foi nomeada para o cargo de Assessora Administrativa I na Secretaria Municipal de Educação, mas nunca teria comparecido ao trabalho ou desempenhado suas funções. A Prefeitura teria pago salários à servidora entre agosto de 2022 e agosto de 2024, sendo o último pagamento no valor líquido de R$ 2.966,34.
Em defesa, o ex-prefeito apresentou uma declaração do secretário municipal de Educação afirmando que Raquel cumpria suas funções regularmente, atuando no acompanhamento das atividades da Ouvidoria da pasta. No entanto, o relator do processo, conselheiro Mário Negromonte, afirmou que a simples declaração não comprova o cumprimento da carga horária exigida.
Negromonte destacou que o gestor não apresentou provas concretas, como folhas de ponto ou registros internos, para comprovar a presença e produtividade da servidora. Por isso, ele concordou com o Ministério Público de Contas e aplicou a multa ao ex-prefeito por não cumprir o ônus da prova.
Faça parte do nosso grupo no WhatsApp se preferir entre em nosso canal no Telegram.
Relacionadas
Justiça cassa cinco vereadores por fraude de gênero na Bahia
Conceição do Jacuípe realiza 9ª Conferência de Saúde
Dias d’Ávila abrirá inscrições para o Minha Casa Minha Vida