Bahia Política

Sem meias verdades

Federação União Brasil-PP será registrada como UPB

Foto: Divulgação

A recém-criada federação entre União Brasil e Progressistas (PP) passará a se chamar oficialmente União Progressista Brasileira (UPB). A mudança ocorreu porque a sigla “UP”, inicialmente escolhida pelos partidos, já é utilizada pela Unidade Popular, legenda de esquerda registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) desde 2019.

Segundo informações da CNN, os dirigentes decidiram acrescentar a letra “B” para evitar conflitos jurídicos e acusações de plágio. Mesmo com o nome oficial sendo UPB, a estratégia de comunicação seguirá utilizando o termo “UP” em propagandas políticas, preservando a identidade visual pensada inicialmente para a federação.

A formalização do registro no TSE está prevista para a próxima semana, após o retorno dos presidentes dos partidos, Antônio Rueda (União Brasil) e Ciro Nogueira (PP), de uma viagem aos Estados Unidos. Eles integram uma comitiva liderada pelo presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), junto a outros parlamentares.

A federação União Brasil-PP foi oficializada no dia 29 de abril e já nasce como a maior bancada da Câmara dos Deputados, com 109 parlamentares. Além disso, o bloco deve contar com o maior fundo partidário do país nas eleições de 2026, superando até mesmo o PL. Com isso, a UPB se junta às demais federações em vigor: Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV), PSOL/Rede e PSDB/Cidadania — esta última, rompida recentemente.

Bahia Política

Faça parte do nosso grupo no WhatsApp se preferir entre em nosso canal no Telegram.