A recém-criada federação entre União Brasil e Progressistas (PP) passará a se chamar oficialmente União Progressista Brasileira (UPB). A mudança ocorreu porque a sigla “UP”, inicialmente escolhida pelos partidos, já é utilizada pela Unidade Popular, legenda de esquerda registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) desde 2019.
Segundo informações da CNN, os dirigentes decidiram acrescentar a letra “B” para evitar conflitos jurídicos e acusações de plágio. Mesmo com o nome oficial sendo UPB, a estratégia de comunicação seguirá utilizando o termo “UP” em propagandas políticas, preservando a identidade visual pensada inicialmente para a federação.
A formalização do registro no TSE está prevista para a próxima semana, após o retorno dos presidentes dos partidos, Antônio Rueda (União Brasil) e Ciro Nogueira (PP), de uma viagem aos Estados Unidos. Eles integram uma comitiva liderada pelo presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), junto a outros parlamentares.
A federação União Brasil-PP foi oficializada no dia 29 de abril e já nasce como a maior bancada da Câmara dos Deputados, com 109 parlamentares. Além disso, o bloco deve contar com o maior fundo partidário do país nas eleições de 2026, superando até mesmo o PL. Com isso, a UPB se junta às demais federações em vigor: Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV), PSOL/Rede e PSDB/Cidadania — esta última, rompida recentemente.
Faça parte do nosso grupo no WhatsApp se preferir entre em nosso canal no Telegram.
Relacionadas
Brasil tem menor número de nascimentos desde 1976
Prefeitura realiza limpeza urbana no Quingoma
Conceição do Jacuípe amplia crédito para pequenos negócios