A Prefeitura de Camaçari, através da Empresa de Limpeza Pública de Camaçari (Limpec) anunciou a disponibilização de um ponto fixo para a comercialização de materiais recicláveis durante o Festival de Arembepe 2025, que acontece entre os dias 29 e 31 de março. A iniciativa, realizada em parceria com a iniciativa privada, visa oferecer melhores condições de trabalho aos catadores cadastrados, proporcionando estrutura adequada para a coleta, pesagem e venda dos recicláveis. Além disso, será disponibilizado um ponto de apoio para que os trabalhadores possam realizar refeições e receber orientações sobre segurança no manuseio dos materiais.
Os catadores contarão com equipamentos de proteção individual (EPIs), incluindo protetor auricular, óculos de proteção, protetor solar, camisa com proteção UV, boné, luvas, botas e crachá de identificação. No espaço disponibilizado pela Limpec, localizado na entrada principal de Arembepe, eles também poderão descansar e participar de atividades de alongamento e exercícios laborais, orientados por um profissional. Durante os três dias do festival, a empresa oferecerá alimentação e transporte aos trabalhadores envolvidos na coleta de recicláveis.
A comercialização dos materiais será feita no Ponto Ecológico de Entrega Voluntária (EcoPEV), instalado ao lado da Escola Municipal Giltônia Pereira de Souza. No local, uma empresa parceira estará responsável pela compra direta dos resíduos recicláveis, com balança disponível para a pesagem dos itens à medida que forem entregues pelos catadores. Além das latinhas de alumínio, a coleta e venda foram ampliadas para incluir materiais como papelão e plástico, aumentando as oportunidades de renda para os profissionais.
Com essa iniciativa, a Limpec busca incentivar a reciclagem e fortalecer a economia circular durante o festival, promovendo um evento mais sustentável. A ação reforça a importância da destinação correta dos resíduos e contribui para a valorização do trabalho dos catadores, garantindo que tenham condições dignas para desempenhar suas atividades.
Faça parte do nosso grupo no WhatsApp se preferir entre em nosso canal no Telegram.
Relacionadas
Polícia prende suspeito de matar idoso em Camaçari
ONG “Olhando Por Você” oferece curso de Drywall em Santo Amaro e no Recôncavo Baiano
STF suspende julgamento de habeas corpus de Robinho