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O projeto de implantação de uma ferrovia entre Salvador e Feira de Santana agora está sob responsabilidade do governo federal. A Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Sedur) informou que o estudo anteriormente feito pela CCR Metrô Bahia foi descontinuado para evitar sobreposição de esforços, já que a União passou a coordenar uma nova análise de viabilidade para o trem que ligará as duas maiores cidades do estado.
A mudança ocorre após a empresa TIC Bahia Ltda. manifestar interesse em construir e operar a ferrovia. A solicitação foi publicada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) no Diário Oficial da União, indicando que o trajeto terá cerca de 98 km de extensão e será destinado ao transporte misto de passageiros e cargas. A proposta segue em análise pela área técnica da agência.
A primeira versão do projeto havia sido apresentada pela CCR, que previa uma parceria público-privada (PPP) com custo estimado de R$ 2,6 bilhões. O sistema, segundo a empresa, poderia atender cerca de 4 milhões de pessoas, incluindo moradores de Salvador, Feira, Simões Filho, Candeias e Santo Amaro. A previsão de tempo de viagem entre Salvador e Feira era de 45 minutos.
A nova abordagem federal ainda não tem cronograma definido para início das obras, mas representa um avanço institucional importante ao centralizar os estudos e buscar maior integração entre os entes governamentais. A expectativa é de que o projeto saia do papel após anos de discussão e promessas.
A ferrovia Salvador-Feira é considerada estratégica para mobilidade, logística e integração metropolitana. Se viabilizada, poderá aliviar o tráfego rodoviário entre as cidades e fomentar o desenvolvimento econômico regional.
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