Aposentados, pensionistas e beneficiários do INSS podem agora consultar a antecipação do 13º salário, que será paga em duas parcelas. A primeira parcela será creditada entre os dias 24 de abril e 8 de maio, enquanto a segunda parcela será paga entre 26 de maio e 6 de junho. A consulta pode ser feita pelo aplicativo Meu INSS ou pelo site gov.br/meuinss. Quem não tiver acesso à internet pode ligar para o número 135 para obter informações.
Cerca de 34,2 milhões de beneficiários receberão a antecipação, com a expectativa de que o pagamento injete R$ 73,3 bilhões na economia. O pagamento será feito de acordo com o final do Número de Inscrição Social (NIS) do segurado e a renda mensal. Os beneficiários que recebem até o salário mínimo serão os primeiros a receber o benefício.
Este é o sexto ano consecutivo que o 13º salário do INSS será antecipado. Em 2025, a antecipação ocorre antes das datas tradicionais, com o pagamento das parcelas em abril e maio, já que o decreto foi assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no início do mês. Para os segurados que recebem benefícios assistenciais, como o BPC, o pagamento do 13º não é devido.
O Ministério da Previdência também esclareceu que os segurados que recebem benefícios por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença) terão o valor do 13º calculado proporcionalmente, de acordo com a duração do benefício.
Faça parte do nosso grupo no WhatsApp se preferir entre em nosso canal no Telegram.
Relacionadas
Federação PP-União enfrenta divergências em estados
PIS/Pasep: pagamentos de maio começam dia 15
Curso prepara agentes de Lauro de Freitas para emergências