Aposentados, pensionistas e beneficiários do INSS podem agora consultar a antecipação do 13º salário, que será paga em duas parcelas. A primeira parcela será creditada entre os dias 24 de abril e 8 de maio, enquanto a segunda parcela será paga entre 26 de maio e 6 de junho. A consulta pode ser feita pelo aplicativo Meu INSS ou pelo site gov.br/meuinss. Quem não tiver acesso à internet pode ligar para o número 135 para obter informações.
Cerca de 34,2 milhões de beneficiários receberão a antecipação, com a expectativa de que o pagamento injete R$ 73,3 bilhões na economia. O pagamento será feito de acordo com o final do Número de Inscrição Social (NIS) do segurado e a renda mensal. Os beneficiários que recebem até o salário mínimo serão os primeiros a receber o benefício.
Este é o sexto ano consecutivo que o 13º salário do INSS será antecipado. Em 2025, a antecipação ocorre antes das datas tradicionais, com o pagamento das parcelas em abril e maio, já que o decreto foi assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no início do mês. Para os segurados que recebem benefícios assistenciais, como o BPC, o pagamento do 13º não é devido.
O Ministério da Previdência também esclareceu que os segurados que recebem benefícios por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença) terão o valor do 13º calculado proporcionalmente, de acordo com a duração do benefício.
Faça parte do nosso grupo no WhatsApp se preferir entre em nosso canal no Telegram.
Relacionadas
Conceição do Jacuípe inicia emissão da nova identidade
ACM Neto aposta em Elinaldo como um dos mais votados em 2026
STF suspende aumento do IOF e põe em xeque decreto de Lula