A Receita Federal apreendeu, na noite desta segunda-feira (10), 100 canetas do medicamento Mounjaro no Aeroporto Internacional de Salvador. O remédio, utilizado para controle de diabetes e amplamente procurado para emagrecimento, estava escondido sob a roupa de um passageiro de 22 anos, natural de Vitória da Conquista, que chegou em um voo da Air France vindo de Paris. A abordagem foi realizada após o jovem ser selecionado para inspeção pela equipe de vigilância do órgão.
Segundo a Receita Federal, o passageiro possui ligação com um grupo já investigado por importar irregularmente medicamentos para venda clandestina em clínicas. Durante a abordagem, ele afirmou que adquiriu os produtos em Londres, na Inglaterra. O caso será encaminhado ao Ministério Público para investigação criminal, visto que a comercialização do Mounjaro no Brasil é proibida, sendo permitido apenas para importação pessoal com receita médica.
A apreensão reforça a atuação das autoridades no combate à entrada irregular de medicamentos no país. A Tirzepatida, princípio ativo do Mounjaro, tem gerado grande demanda devido ao seu efeito na perda de peso, o que tem levado ao aumento do tráfico ilegal do medicamento. A Receita Federal segue monitorando rotas suspeitas e reforçando a fiscalização para coibir o comércio irregular desses produtos.
Faça parte do nosso grupo no WhatsApp se preferir entre em nosso canal no Telegram.
Relacionadas
STJ autoriza uso de gênero neutro em certidão de nascimento
Camaçari realiza Dia D contra a gripe neste sábado (10)
Gusttavo Lima confirmado no São João de Jequié