Centenas de pessoas participaram, nesta segunda-feira (19), da caminhada em Lauro de Freitas em alusão ao Maio Laranja – mês dedicado ao enfrentamento ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. A mobilização, que saiu da Praça Oscar Moreira com destino ao Largo José Ramos, em Itinga, reuniu estudantes, professores, autoridades e representantes da sociedade civil. A ação foi organizada pelo Conselho Tutelar em parceria com a Prefeitura e teve como objetivo reforçar a importância da denúncia e da prevenção.
Entre os participantes estavam as secretárias municipais Diana de Souza (SEMDESC) e Margeoire Mendes (SEMPADHIR), que destacaram o papel da gestão na construção de uma rede de proteção ativa. “Essa não é uma luta de um só dia”, pontuou Diana, ressaltando a necessidade de criar vínculos de confiança com os jovens. Já Margeoire reforçou a importância da denúncia: “O silêncio protege o agressor. Precisamos encorajar a sociedade a agir”.
Mais de 350 estudantes de escolas da região participaram com cartazes e palavras de ordem. Ricardo Henrique, representante da Associação Secundarista dos Estudantes de Lauro de Freitas, falou da importância do protagonismo jovem no combate à violência. Ana Luzia, aluna da rede municipal, lembrou a força do diálogo nas escolas: “Falar sobre isso quebra o silêncio. Disque 100 pode salvar vidas”.
A caminhada também contou com a presença do chefe de Gabinete, Jonatas Passos, vereadores, membros da Vara da Infância, da Guarda Municipal, Polícia Militar e outras entidades. O conselheiro Jocimar Daltro ressaltou que a denúncia é o primeiro passo para interromper os ciclos de violência. Segundo dados da campanha Maio Laranja, a cada hora três crianças são abusadas no Brasil – metade delas tem entre 1 e 5 anos. A luta por um futuro seguro para a infância segue sendo prioridade em Lauro de Freitas.
Faça parte do nosso grupo no WhatsApp se preferir entre em nosso canal no Telegram.
Relacionadas
Justiça determina fim da greve dos professores em Lauro
Anvisa alerta para riscos do uso de formol em alisantes
Seduc lança Guardiões Escolares para reforçar segurança