Utilizados para lazer, terapias, competições esportivas, agricultura, transporte, trabalhos doméstico, rural e policial, turismo, entretenimento e espetáculos, entre outros setores, os equinos – cavalos, jumentos, burros, mulas, etc. – sempre tiveram uma relação muito próxima com o ser humano. Segundo pesquisa da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO – Food and Agriculture Organization, em tradução livre do inglês), de 2021, o Brasil possui 5,7 milhões desses animais, ocupando a quarta posição deste ranking, somente atrás dos Estados Unidos, México e China, com 10,6, 7,1, e 6,4 milhões, respectivamente.
De acordo com o órgão internacional, cerca de R$ 30 bilhões são gerados por ano no setor, impulsionado pela força do mercado de esportes equestres, cuidados veterinários, eventos e exposições, trabalho de campo, entre outros. Segundo Roberto Arruda de Souza Lima, professor e doutor em Economia Aplicada da Universidade de São Paulo (USP), especialista da área no Brasil, cerca de 36% deste PIB (Produto Interno Bruto) da equideocultura está concentrado nos animais usados para o lazer e em competições esportivas. Este cenário evidencia a pujança dos cavalos atletas no país.
Conhecidos por participarem de diversas modalidades esportivas, entre elas a vaquejada, o hipismo e as corridas de curta e média distâncias, esses animais possuem características genéticas que favorecem a prática de exercícios em alta intensidade. O mercado de fármacos é um braço forte no sustento desse cenário. Tratar a saúde desses animais é essencial para evitar doenças e manter seu desempenho alto.
Entre as principais enfermidades que os acometem estão a osteoartrite e a osteoartrose. A primeira se caracteriza pelo desgaste da cartilagem das articulações, enquanto a outra, pela deterioração deste tecido flexível nos ossos. Nestes casos, especialistas indicam o uso de anti-inflamatórios como maneiras eficazes de tratamento.
Problemas articulares
Com a prática de movimentos e atividades cada vez mais intensas, a ocorrência de problemas articulares nos equinos se tornou uma das principais causas de aposentadoria do animal no esporte. Ideal para cavalos atletas, o Condroitin 10 injetável é um medicamento indicado para as osteoartrites não infecciosas, atroses (artropatias degenerativas) e espondiloartroses. O fármaco é constituído por sulfato de condroitina “A”, um dos principais componentes extracelulares do tecido cartilaginoso, cuja principal função é reter água, o que proporciona elasticidade ao tecido e permite a difusão de elementos nutritivos necessários para manutenção da atividade biológica dos condrócitos (células que compõem a cartilagem).
O quadro da osteoartrite afeta o cavalo de maneira progressiva. Ainda que não exista cura ou restabelecimento integral de suas articulações, há como aliviar os sintomas clínicos e físicos do animal. A Deltavet, marca distribuída com exclusividade pela UCBVET Saúde Animal no Brasil, possui também o Osteocrem, que reúne DMSO (Dimetilsulfóxido) e Condroitina “A” a 10%. “É um creme anti-inflamatório de rápida absorção para traumatismos, entorse nas articulações, lesões com inflamação ou edema em ligamentos, etc. É o único no mercado brasileiro a associar esses componentes”, afirma Lucas Catananti, médico veterinário da área de PDI (Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação) da UCBVET.
Cavalos atletas apresentam um elevado gasto energético e precisam absorver grande quantidade de nutrientes e vitaminas para realizar exercícios de alto rendimento. Entre as características que os condicionam a este cenário está a composição de fibras musculares esqueléticas, acentuada capacidade anaeróbica e sensibilidade ao estresse – podem perder até 10 litros/h de suor e de 50 a 100 g/h de sais minerais. A formação de um tecido cartilaginoso robusto também simboliza traços e aspectos deste tipo animal, o que tem sido cada vez mais observado por empresários, agricultores e produtores rurais. (Ascom)
Siga nossas redes sociais clicando aqui
Relacionadas
Bahia tem pior índice de alfabetização infantil do Brasil em 2024
Camaçari oferece consultoria gratuita para pequenos negócios
PM resgata mulher e bebê vítimas de cárcere em Camaçari