O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que os advogados do ex-presidente Jair Bolsonaro e de outros sete réus do núcleo 1 da trama golpista apresentem defesa prévia em um prazo de cinco dias. A decisão, anunciada nesta sexta-feira (11), permite que os acusados aleguem “tudo o que interesse à sua defesa”, apresentem provas e arrolam testemunhas, que deverão depor por videoconferência.
Além disso, Moraes confirmou que Bolsonaro e os outros réus, incluindo Walter Braga Netto, General Augusto Heleno, Alexandre Ramagem, Anderson Torres, Almir Garnier, Paulo Sérgio Nogueira e Mauro Cid, deverão prestar depoimento ao final da instrução, embora ainda não tenha sido definida uma data para os depoimentos. A medida visa garantir o direito de defesa durante o processo.
O ministro também determinou que serão indeferidas as testemunhas “meramente abonatórias”, ou seja, aquelas que não têm conhecimento direto dos fatos e são chamadas apenas para elogiar os réus. Neste caso, os depoimentos deverão ser enviados por escrito pela defesa dos acusados.
Com essa decisão, o processo segue seu curso, garantindo a oportunidade para a defesa dos réus e o cumprimento dos trâmites legais antes da continuação da instrução no caso.
Faça parte do nosso grupo no WhatsApp se preferir entre em nosso canal no Telegram.
Relacionadas
Confira atrações do 2º dia do São João da Bahia
Caetano recebe CEO da BYD e reforça parceria em Camaçari
Santo Amaro recebe novas máquinas e anuncia investimentos