Bahia Política

Sem meias verdades

Moraes manda prender Collor em regime fechado

Foto: Valter Campanato | Agência Brasil

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que o ex-presidente Fernando Collor de Mello cumpra pena em regime fechado. A decisão foi tomada após audiência de custódia realizada nesta sexta-feira (25). Condenado a oito anos e dez meses por corrupção, Collor foi preso ainda na madrugada e deve ser transferido para uma cela individual na ala especial do presídio Baldomero Cavalcanti, em Maceió.

O pedido para que a prisão ocorresse em Alagoas, e não em Brasília, partiu da própria defesa do ex-presidente, que também tenta converter a pena para o regime domiciliar. Os advogados alegam que Collor, com 75 anos e problemas de saúde, teria dificuldades para cumprir a pena em regime fechado.

A condenação de Collor é resultado de uma ação ligada à operação Lava Jato. Segundo a Procuradoria-Geral da República, o ex-presidente teria recebido cerca de R$ 26 milhões em propina em contratos de uma estatal, atuando como intermediador de vantagens indevidas.

Fernando Collor foi o primeiro presidente eleito pelo voto direto após o regime militar, em 1989. Em 1992, sofreu um processo de impeachment e tentou renunciar ao cargo, mas o pedido foi rejeitado pelo Congresso Nacional. Ele é o segundo ex-presidente brasileiro a ser preso após condenação judicial.

Bahia Política

Faça parte do nosso grupo no WhatsApp se preferir entre em nosso canal no Telegram.