Bahia Política

Sem meias verdades

Morro do Chapéu decreta emergência por seca prolongada

Foto: Divulgação

O município de Morro do Chapéu, na Chapada Diamantina, decretou situação de emergência nesta segunda-feira (7) devido à seca prolongada que afeta a região desde outubro de 2024. A medida, publicada no Decreto 396/2025, tem validade de 180 dias e visa viabilizar ações urgentes para enfrentamento da crise hídrica, além de solicitar apoio dos governos estadual e federal.

A estiagem tem causado prejuízos severos à agropecuária e ao abastecimento de água, especialmente nas áreas Norte, Sul, Leste, Oeste e Extremo Norte do município. Segundo o decreto, houve perda total das lavouras de sequeiro e irrigadas, além do esvaziamento de barreiros, poços e aguadas. A falta de água também compromete o sustento dos animais, com fontes naturais em níveis críticos ou esgotadas.

O decreto também autoriza a mobilização da Defesa Civil, a convocação de voluntários e a realização de campanhas de arrecadação. A Prefeitura já iniciou o processo para reconhecimento oficial da emergência, o que permitirá o envio de ajuda humanitária, como a ampliação da Operação Carro-Pipa e outras ações emergenciais para garantir abastecimento e segurança alimentar nas comunidades afetadas.

Para coordenar a resposta à seca, foi criado o Comitê Municipal de Enfrentamento à Seca. O grupo contará com representantes do poder público, sociedade civil, sindicatos e entidades locais, que atuarão com base no Plano Emergencial de Resposta aos Desastres. A situação foi classificada como de nível II – desastre de média intensidade –, com impactos diretos na economia local e nas populações mais vulneráveis.

Bahia Política

Faça parte do nosso grupo no WhatsApp se preferir entre em nosso canal no Telegram.