O Brasil enfrentará uma forte onda de calor em outubro, com temperaturas acima da média em grande parte do país, devido à influência do El Niño. As regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste devem sentir temperaturas 2°C a 3°C acima do normal, enquanto a região Sul e o norte do Amazonas podem ter um aumento de 1°C. Áreas de Mato Grosso, Pará, Tocantins, Maranhão, Piauí e oeste da Bahia serão as mais afetadas, com temperaturas médias acima de 29°C, além de Goiás e o Distrito Federal.
No entanto, algumas partes do sul de Mato Grosso do Sul e do Sul do país podem ter dias consecutivos de chuva, o que amenizará as temperaturas, mantendo-as abaixo de 20°C, um pouco abaixo do normal para a estação.
A seca continuará sendo uma preocupação, com chuva abaixo da média nas regiões Norte e Nordeste, especialmente no Nordeste e no norte da Amazônia, onde o volume de chuva deve ser inferior a 70 mm. Já na faixa oeste e em algumas áreas do sul da região Norte, a chuva pode ficar próxima ou ligeiramente acima da média histórica, com previsão de 140 mm.
Para as regiões Centro-Oeste e Sudeste, há uma previsão gradual de retorno da chuva, com volumes inferiores a 160 mm em partes de Mato Grosso do Sul, São Paulo e Minas Gerais. Nas demais áreas, a tendência é de chuva abaixo da média, com acumulados inferiores a 100 mm.
Fonte; Bahia Política
Faça parte do nosso grupo no WhatsApp (CLIQUE AQUI), siga também nosso Instagram (CLIQUE AQUI)
Relacionadas
Camaçari: Flávio Matos avança com propostas e cresce em apoio popular
Itabuna Chico França propõe expansão da Saúde da Família
Candidatos vão ao PL reclamar de Bolsonaro e Michelle