Nesta terça-feira (5/12), a Polícia Federal iniciou uma operação contra um grupo suspeito de fornecer 43 mil armas para as principais facções do Brasil, o Primeiro Comando da Capital e o Comando Vermelho, movimentando aproximadamente R$ 1,2 bilhão.
A ação envolve a execução de 25 mandados de prisão preventiva, seis de prisão temporária e 52 mandados de busca e apreensão em três países: Brasil, Estados Unidos e Paraguai. O principal alvo da operação é Diego Hernan Dirísio, considerado pela PF o maior contrabandista de armas da América do Sul, ainda não localizado.
Os resultados até o momento incluem a prisão de 5 envolvidos no Brasil e 14 no Paraguai, com um deles já detido anteriormente. A Justiça da Bahia, responsável pela operação, determinou que os alvos no exterior sejam incluídos na lista vermelha da Interpol, com a possibilidade de extradição para o Brasil em caso de prisão.
A investigação teve início em 2020, quando armas com números de série raspados foram apreendidas na Bahia. Após perícia, a PF obteve informações cruciais, resultando em uma cooperação internacional que levou à operação atual. Segundo a PF, Diego Dirísio, proprietário da empresa IAS no Paraguai, importou e distribuiu 16.669 armas, incluindo pistolas, fuzis e rifles, de fabricantes em países como Croácia, Turquia, República Tcheca e Eslovênia, para facções no Brasil.
O esquema envolvia doleiros e empresas de fachada nos EUA e no Paraguai. Funcionárias da IAS, Maria Mercedes e Elaine Marengo, desempenhavam papéis cruciais, servindo como intermediárias entre Dirísio e os criminosos brasileiros, visando ocultar o envolvimento dele nas transações.
Além disso, a investigação internacional apontou o possível envolvimento do general Arturo Javier González Ocampo, ex-Chefe do Estado Maior General da Força Aérea do Paraguai. Ele teria sido preso após suspeitas de interceder na DIMABEL, órgão militar de controle de armas, para favorecer o esquema de tráfico de armas. Outros funcionários da DIMABEL também foram investigados por suposto envolvimento no esquema.
Siga Bahia Política no Facebook , no Twitter e também no Instagram. Faça parte do nosso grupo no WhatsApp se preferir entre em nosso canal no Telegram.
Relacionadas
Camaçari inaugura novo complexo esportivo no Gravatá
Frederico de Siqueira assume Ministério das Comunicações
Coordenadores do Detran são exonerados após suspeita de fraude