Bahia Política

Sem meias verdades

Prazo para regularizar título termina dia 19

Foto: Divulgação TRE-BA

Mais de cinco milhões de eleitores correm o risco de ter o título cancelado caso não regularizem a situação até a próxima segunda-feira (19). O alerta é do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que orienta os cidadãos a consultarem eventuais pendências por meio dos sites oficiais da Justiça Eleitoral. Desde março, mais de 111 mil pessoas já buscaram resolver suas pendências.

É considerado faltoso o eleitor que não votou nem justificou ausência, tampouco pagou a multa, em três eleições consecutivas. Vale lembrar que cada turno conta como um pleito. O título regular é indispensável para diversas atividades, como tomar posse em concurso público, tirar passaporte e renovar matrícula em instituições de ensino público.

Estão isentos do cancelamento eleitores facultativos, como menores de 18 anos, maiores de 70 e pessoas não alfabetizadas. Também não se aplica a eleitores com deficiência que impeçam o voto, ou àqueles que apresentarem justificativas aceitas pela Justiça Eleitoral.

Para regularizar, o cidadão pode usar o autoatendimento nos sites do TSE ou dos TREs, acessar o aplicativo e-Título, ou comparecer ao cartório eleitoral. São necessários documento com foto e, dependendo do caso, comprovantes de votação, justificativa ou pagamento de multa. Eleitores que estavam no exterior têm até 60 dias após o turno ou 30 dias após o retorno ao Brasil para justificar a ausência.

Bahia Política

Faça parte do nosso grupo no WhatsApp se preferir entre em nosso canal no Telegram.