Bahia Política

Sem meias verdades

Previsão de queda nos preços dos alimentos em até 60 dias, afirma ministra 

Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil

A ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Simone Tebet, afirmou que os preços dos alimentos começarão a cair nos próximos 60 dias. A previsão foi dada durante o programa “Bom Dia, Ministra”, produzido pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC), nesta terça-feira (25). Segundo a ministra, as medidas adotadas pelo governo federal são responsáveis por essa tendência de redução nos preços.

Tebet explicou que a alta nos preços dos alimentos nos últimos meses foi impulsionada por fatores como mudanças climáticas e quebras de safra, inclusive em outros países produtores. A ministra destacou, entretanto, que o Brasil tem uma safra promissora no próximo ano, o que ajudará a conter a inflação alimentícia e contribuirá para o crescimento do PIB, geração de empregos e aumento da renda.

Para garantir a queda dos preços no médio prazo, o governo tem implementado uma série de medidas, como a desburocratização das regras de comercialização de produtos como o ovo, entre estados, sem a necessidade de um selo nacional. Tebet ressaltou que essas ações visam evitar medidas que poderiam gerar um impacto mais negativo no futuro, como o congelamento dos preços, que poderia resultar em aumentos muito acentuados depois de algum tempo.

A ministra também sugeriu que os estados podem colaborar para reduzir os preços da cesta básica, especialmente por meio da isenção temporária do ICMS sobre produtos essenciais. Ela argumentou que, embora não seja viável uma isenção permanente devido ao impacto nas finanças estaduais, a adoção dessa medida por um período específico pode ajudar a aliviar o custo de vida para a população.

Bahia Política

Faça parte do nosso grupo no WhatsApp se preferir entre em nosso canal no Telegram.