Getting your Trinity Audio player ready...
|
Um novo projeto de lei que tramita na Câmara dos Deputados pode beneficiar segurados do INSS que enfrentam atrasos na liberação de seus benefícios. A proposta, de autoria do deputado Lincoln Portela (PL-MG), prevê a concessão de empréstimos emergenciais, sem juros ou taxas administrativas, por bancos públicos federais a quem estiver aguardando o pagamento do benefício previdenciário.
De acordo com o texto, o valor do empréstimo será calculado com base na média dos benefícios recebidos nos últimos 12 meses. Para quem ainda não possui histórico de pagamentos, será considerada a média nacional. Quando o benefício for finalmente liberado, o valor emprestado será automaticamente descontado até a quitação completa, sem cobrança de juros ou correções monetárias.
Para solicitar o empréstimo, o segurado deverá apresentar um atestado médico comprovando a incapacidade temporária, o comprovante do pedido feito ao INSS e uma declaração de ciência sobre o desconto automático no benefício. A ideia é garantir uma alternativa imediata de renda para quem está vulnerável e sem qualquer fonte de sustento enquanto aguarda a análise do INSS.
O projeto está em tramitação conclusiva e será analisado por comissões específicas da Câmara, incluindo as de Previdência, Finanças e Constituição e Justiça. Se aprovado pelos deputados e senadores, o texto poderá virar lei e trazer alívio para milhares de brasileiros que enfrentam longas esperas para acessar seus direitos previdenciários.
Faça parte do nosso grupo no WhatsApp se preferir entre em nosso canal no Telegram.
Relacionadas
Lula veta projeto que aumentaria número de deputados federais
Lauro de Freitas inicia troca de luminárias em Vilas do Atlântico
Café com Saúde promove cuidado a hipertensos e diabéticos