O PSDB aprovou por unanimidade, nesta terça-feira (29), o início do processo de fusão com o Podemos. A decisão foi tomada durante uma reunião da executiva nacional em Brasília, com 38 votos a favor e nenhum contra. A medida marca um novo capítulo para o partido, que busca se reinventar após anos de perda de protagonismo no cenário político nacional.
Entre os que participaram da votação estava o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, que votou a favor da fusão mesmo em meio a dúvidas sobre sua permanência no partido. Segundo tucanos, Leite ainda avalia se continuará filiado ao PSDB ou se tomará outro rumo político.
A fusão, no entanto, ainda depende de outras etapas formais. As direções dos dois partidos precisarão se reunir para definir o estatuto e o programa da nova legenda. Também será necessário eleger, por maioria absoluta, o novo órgão de direção nacional da sigla unificada.
Por fim, o registro oficial da nova legenda deverá ser apresentado ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para aprovação. A iniciativa sinaliza um esforço de sobrevivência e reestruturação política do PSDB, que governou o país entre 1995 e 2002, mas viu sua influência encolher significativamente nos últimos anos.
Faça parte do nosso grupo no WhatsApp se preferir entre em nosso canal no Telegram.
Relacionadas
São João de Berimbau terá Léo Santana e Simone Mendes
Câmara aprova propostas de segurança e homenagens póstumas
Prefeita cobra agilidade da Conder em obras de macrodrenagem