Bahia Política

Sem meias verdades

PSDB e Podemos dão primeiro passo para fusão

Foto: Divulgação PSDB

O PSDB aprovou por unanimidade, nesta terça-feira (29), o início do processo de fusão com o Podemos. A decisão foi tomada durante uma reunião da executiva nacional em Brasília, com 38 votos a favor e nenhum contra. A medida marca um novo capítulo para o partido, que busca se reinventar após anos de perda de protagonismo no cenário político nacional.

Entre os que participaram da votação estava o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, que votou a favor da fusão mesmo em meio a dúvidas sobre sua permanência no partido. Segundo tucanos, Leite ainda avalia se continuará filiado ao PSDB ou se tomará outro rumo político.

A fusão, no entanto, ainda depende de outras etapas formais. As direções dos dois partidos precisarão se reunir para definir o estatuto e o programa da nova legenda. Também será necessário eleger, por maioria absoluta, o novo órgão de direção nacional da sigla unificada.

Por fim, o registro oficial da nova legenda deverá ser apresentado ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para aprovação. A iniciativa sinaliza um esforço de sobrevivência e reestruturação política do PSDB, que governou o país entre 1995 e 2002, mas viu sua influência encolher significativamente nos últimos anos.

Bahia Política

Faça parte do nosso grupo no WhatsApp se preferir entre em nosso canal no Telegram.