Getting your Trinity Audio player ready...
|
A nova pesquisa do instituto Datafolha, divulgada nesta quinta-feira (12), mostra que a reprovação ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) subiu para 40%, o segundo pior índice de avaliação negativa de seus três mandatos. A aprovação segue em 29%, mesmo percentual registrado na pesquisa anterior, em abril.
A avaliação regular do governo caiu de 32% para 31%, e 1% dos entrevistados não soube opinar. O levantamento ouviu 2.004 pessoas em 136 municípios do país entre os dias 10 e 11 de junho, com margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Ao serem questionados sobre o desempenho pessoal de Lula como presidente, 50% dos entrevistados disseram desaprovar seu trabalho, enquanto 46% aprovam. Em abril, esses números eram de 49% e 48%, respectivamente, indicando uma leve piora na percepção da população.
Especialistas atribuem parte da queda de popularidade à crise envolvendo o INSS, onde a Polícia Federal investiga um esquema de descontos indevidos de mensalidades associativas. Estima-se que R$ 6,3 bilhões foram retirados de aposentados e pensionistas entre 2019 e 2024, o que teria afetado negativamente a imagem do governo junto a esse público.
Faça parte do nosso grupo no WhatsApp se preferir entre em nosso canal no Telegram.
Relacionadas
ACM Neto aposta em Elinaldo como um dos mais votados em 2026
STF suspende aumento do IOF e põe em xeque decreto de Lula
Tânia Yoshida homenageia Agentes de Saúde pelos 33 anos de atuação